Televisão

BBB vira objeto de estudo e discussão nas universidades do país

Ilustração – BBB no Acadêmico_
Ilustração – BBB no Acadêmico_

Ainda que algumas temporadas tenham sido mais relevantes que outras, é preciso reconhecer o potencial do Big Brother Brasil para pautar assuntos importantes na sociedade, ao mesmo tempo em que expande em audiência. Não à toa, pesquisadores e intelectuais se renderam ao reality para explorá-lo como objeto de pesquisa. Até mesmo a queridinha desta edição, a brasiliense Sarah Andrade, dedicou-se a estudar a dinâmica da atração em seu trabalho de conclusão de curso, em 2012.

Como ela, há muitos outros estudiosos desconstruindo a máxima de que BBB  não passa de entretenimento fútil. Em uma busca rápida pelo Google é possível encontrar dezenas de TCCs, teses, dissertações e artigos desenvolvidos sobre o assunto. Um dos pioneiros a levar as discussões do reality para a academia foi o professor Bruno Campanella, referência para a maioria dos estudos sobre o tema.

Em 2008, ele trocou as salas de aula da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro pelos fóruns na internet que debatiam o BBB8. A imersão resultou na tese de doutorado Os Olhos do Grande Irmão – Uma Etnografia dos Fãs do Big Brother Brasil, transformado em livro mais tarde.

“Creio que todo o fenômeno cultural capaz de provocar tantas discussões e interesse, como o BBB, precisa ser investigado a fundo. Assim que percebi a mobilização que ele despertava na audiência e nos blogs na internet, lá no início dos anos 2000, comecei a imaginar que daria um ótimo objeto de pesquisa. E acho que não estava errado”, afirma o pesquisador ao Metrópoles.

Os Olhos do Grande Irmão - Livro de Rodrigo Campanella
Livro de Bruno Campanella foi um dos primeiros sobre o tema a serem publicados no Brasil

Com a escolha inusitada para a época, ele não só superou o preconceito dos colegas, como foi reconhecido por eles. O trabalho ganhou da Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Comunicação o prêmio de melhor tese de doutorado defendida em 2010.

“Penso que tentar provar que o programa é bom ou ruim não nos ajuda a entender o fenômeno. O Big Brother fez sucesso no mundo todo quando foi lançado, mas em nenhum lugar ele continua causando tanto impacto quanto no Brasil. Isso não é coincidência. De alguma forma, as dinâmicas na casa despertam paixões, algumas ligeiras, outras nem tanto, que as pessoas sentem necessidade de discutir. E isso parece ser particularmente forte no Brasil. Acho importante tentarmos entender as razões disso”

Bruno Campanella, pioneiro em estudos sobre o Big Brother Brasil no país
Juliette BBB21
Juliette BBB21

Já parou para pensar em quantos debates importantes o BBB trouxe à tona? Reprodução

karol conka no momento da eliminação bbb21

Temáticas do programa viraram objeto de estudo e pesquisa reprodução/ globo

Babu chorando
Babu chorando no BBB20

A dissertação da mestre em comunicação Gabriela Habckost, por exemplo, mapeou temas que ganharam mais repercussão a partir de falas feitas no programa Reprodução/Gshow

bbb20 thelma rafa manu
bbb20 thelma rafa manu

Como raça, gênero, interseccionalidade, religião e pandemia de Covid-19 reprodução/ globo

Big Brother Brasil 18

Goste ou não, o programa é um fenômeno social Reprodução/Globo

titi bless de pijama vendo o bbb 20 thelma em close
titi bless na final do bbb20

Filhos de Giovana Ewbank e Bruno Gagliasso comemoram vitória de Thelma, do BBB20 Reprodução/ Instagram

0
Reflexo da vida real

Em 2020, o Big Brother alcançou mais de 165 milhões de pessoas na audiência acumulada no Painel Nacional de Televisão, além de bater a marca de 100 milhões de horas assistidas no Globoplay. Essa audiência crescente, sobretudo na internet, também chamou atenção de Adriana Amaral, especialista em estudos de fãs e professora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, no Rio Grande do Sul.

“É um produto de grande visibilidade, que nos ajuda a entender como as pessoas se relacionam com o consumo e com questões subjetivas, políticas, sociais e mercadológicas, por exemplo”, exemplifica a docente.

Ao estudar o BBB como produto cultural, ela encontrou, por exemplo, semelhanças entre as torcidas dos brothers e ativistas, sobretudo nas estratégias de engajamento. As conclusões podem ser valiosas para compreender o vários fenômenos sociais surgidos na internet.

“A atração traz uma série de pontos para a gente pensar a própria sociedade, os meios de comunicação e até mesmo os mecanismos das plataformas digitais, como o modo que nos relacionamos com o número de seguidores, likes etc”

Adriana Amaral, especialista em estudos de fãs e professora da Unisinos
BBB20 foi marco para estudiosos da comunicação

Criado em 2000, o BBB já passou por altos e baixos. Começou sendo sucesso de audiência, depois passou algumas temporadas patinando e voltou com tudo na edição de 2020, com a seleção de influenciadores. Foi quando Issaaf Karhawi, pesquisadora em comunicação digital da Universidade de São Paulo (USP), voltou a ser telespectadora assídua.

“Foi muito importante pras minhas pesquisas compreender as motivações dos influenciadores digitais, que são sujeitos que já detêm grande visibilidade, de aceitar participar de um programa com tanta exposição da vulnerabilidade como o Big Brother

Issaaf Karhawi, pesquisadora em comunicação digital da USP
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Issaaf Karhawi (@issaafkarhawi)

Para quem ainda se questiona sobre a importância dessas pesquisas, vale pensar como o termo cancelamento, relacionado ao linchamento virtual, adquiriu relevância nos últimos dois anos, assim como debates sobre machismo, racismo e relacionamentos abusivos, provocados pelo elenco da temporada passada.

Quem também estudou o programa a partir desse viés foi a gaúcha Gabriela Habckost, mestre em comunicação pela UFRS. A tese que lhe rendeu o título foi justamente sobre a atração.

“Minha ideia foi mapear as temáticas que surgiram e foram discutidas no Twitter a partir do programa, tanto aquilo que está ligado diretamente à narrativa do programa (participantes, estratégias, paredão, torcidas) quanto pautas sociais e identitárias que surgem dentro da casa”

Gabriela Habckost, mestre em comunicação

“Na dissertação, por exemplo, eu identifiquei discussões sobre raça, gênero, interseccionalidade, religião, a pandemia de Covid-19“, diz.

Quando questionada sobre as criticas que o programa recebe, Gabriela é categórica: “Reduzi-lo a um movimento de alienação ou um entretenimento tosco é deixar de considerar vários aspectos”.

“Gostando ou não, o formato é bem-sucedido e historicamente motiva debates importantes, que transcendem o escopo do reality show em si. Todo produto depende muito do uso que a gente faz dele, e acho que a forma como o BBB e os acontecimentos são apropriados pelo público podem proporcionar várias reflexões interessantes sobre audiência, produtos midiáticos, convergência entre mídias, o debate público nas redes sociais, entre muitos outros tópicos possíveis”, conclui a especialista.


Mais na seção Televisão

marcelo-guta-pantanal
Televisão

Pantanal: Marcelo recebe notícia bombástica de Guta e fica devastado

Após conversa com Zuleica, Guta vai contar uma novidade para o amado, mas o efeito não será positivo

mariabruaca-pantanal-isabel
Televisão

Pantanal: após ameaça de morte, Maria Bruaca será amparada por Juma

A cena acontecerá após Bruaca ser colocada para fora de casa por Tenório e ficar sem ter para onde ir

temporada de casamentos (1)
Televisão

Cinco novos filmes da Netflix para ver neste fim de semana

A seleção inclui animações, comédias românticas, suspense e ação e podem te salvar de ficar procurando títulos no streaming

Mumuzinho
Televisão

Mumuzinho estará no elenco de Todas as Flores, novela do Globoplay

Cantor vai reencontrar a “madrinha” Regina Casé no novo folhetim do autor João Emanuel Carneiro, especial para o streaming

Beca Milano, Nadja Haddad e Giuseppe Gerundino na 8ª temporada do Bake Off Brasil
Televisão

Bake Off estreia 8ª temporada com novo jurado e preocupação social

Reality do SBT apresentado por Nadja Haddad tem Beca Milano e o estreante Giuseppe Gerundino como avaliadores

ana-hikari-5
Televisão

Ana Hikari critica Globo após prática de yellowface em Cara e Coragem

Atriz comentou na publicação oficial do Gshow e mostrou toda a indignação com a abordagem racista da emissora

Paolla Oliveira em Cara e Coragem
Televisão

Após acusação de yellowface, Globo retira cena de Cara e Coragem

Yellowface consiste em atribuir a artistas brancos aspectos a fim de representar uma pessoa com etnia asiática ou oriental

frame-reinaldo-gottino-passa-mal-e-precisar-sair-de-maca-da-emissora-sp-23032022
Televisão

Gottino atualiza estado de Suzana Vieira em UTI: “Atendimento intenso”

A atriz foi internada em um hospital no Rio de Janeiro para tratar de sequelas da Covid-19 que estão afetando o seu pulmão

William-Bonner-Almoço
Televisão

William Bonner leva vida luxuosa com coleções de carros e relógios

Com a separação de Fátima Bernardes, os bens foram divididos, mas nem por isso o jornalista deixou de ser rico

Sonia Abrão comete gafe e “mata” Ziraldo ao falar de Jô Soares
Televisão

Sonia Abrão “mata” Ziraldo ao falar de Jô Soares e pede desculpas

Apresentadora da RedeTV! corrigiu informação errada no programa A Tarde É Sua desta sexta-feira (5/8)


marcelo-guta-pantanal
Televisão

Pantanal: Marcelo recebe notícia bombástica de Guta e fica devastado

mariabruaca-pantanal-isabel
Televisão

Pantanal: após ameaça de morte, Maria Bruaca será amparada por Juma

temporada de casamentos (1)
Televisão

Cinco novos filmes da Netflix para ver neste fim de semana

Rápido e fácil: aprenda uma receita deliciosa de brigadeirão de Ninho
Receita

Rápido e fácil: aprenda uma receita deliciosa de brigadeirão de Ninho

Mumuzinho
Televisão

Mumuzinho estará no elenco de Todas as Flores, novela do Globoplay

Beca Milano, Nadja Haddad e Giuseppe Gerundino na 8ª temporada do Bake Off Brasil
Televisão

Bake Off estreia 8ª temporada com novo jurado e preocupação social

ana-hikari-5
Televisão

Ana Hikari critica Globo após prática de yellowface em Cara e Coragem

Paolla Oliveira em Cara e Coragem
Televisão

Após acusação de yellowface, Globo retira cena de Cara e Coragem

frame-reinaldo-gottino-passa-mal-e-precisar-sair-de-maca-da-emissora-sp-23032022
Televisão

Gottino atualiza estado de Suzana Vieira em UTI: “Atendimento intenso”

William-Bonner-Almoço
Televisão

William Bonner leva vida luxuosa com coleções de carros e relógios

Sonia Abrão comete gafe e “mata” Ziraldo ao falar de Jô Soares
Televisão

Sonia Abrão “mata” Ziraldo ao falar de Jô Soares e pede desculpas

Claudia Raia e Jô Soares
Televisão

Ex de Jô, Claudia Raia se declara em despedida: “Te amo para sempre”

Jô Soares
Televisão

Veja cinco filmes com Jô Soares disponíveis nos streamings

*******Foto-jo-soares-apresentador (13)
Televisão

Emissoras mudam programação para homenagear Jô Soares

Claudio Dottori, o “político gago”, no Programa do Jô
Televisão

Político gago que viralizou no Jô se despede de apresentador

Sonia Abrão
Televisão

Sonia Abrão sonha em apresentar telejornal antes de encerrar carreira

Frango assado na cerveja
Receita

Dia Internacional da Cerveja: 8 receitas fáceis que incluem a bebida

Velório Jô Soares (2)
Televisão

Leifert, Drauzio Varella e mais: famosos vão a velório de Jô Soares

josoares1
Televisão

Nilton Travesso diz que Jô Soares ficou muito triste quando saiu da TV

Bira e Jô Soares
Televisão

Filho de Bira diz que pai irá rever Jô Soares: “A festa vai começar”