Televisão

Humor e jeitão MTV: como Marcos Mion virou um sucesso nacional

***Marcos-mion-globo-momentos
***Marcos-mion-globo-momentos

Um dos principais nomes da televisão brasileira na atualidade é o de Marcos Mion. O apresentador do Caldeirão conseguiu renovar o público da TV aberta com quadros repensados do seu tempo de MTV Brasil e seu “jeitão” despojado — que conta com bermudas e chinelos em pleno horário nobre dos sábados da Globo —, além de surfar tranquilamente na onda das redes sociais e na forma educada, mas engraçada, de fazer piadas com grandes nomes do entretenimento nacional.

Comemorando sete meses no programa de auditório neste mês de abril, após um período turbulento de mudanças na Globo e incertezas com seu contrato fixo na emissora dos Marinhos, Marcos Mion fez seu nome nas tardes de sábado. Frequentemente, notícias de portais especializados em televisão indicam recordes na audiência da atração e apontam o carisma do marido de Suzana Gullo como o principal motivo.

“A televisão é uma cena do reality show, eventualmente estamos esperando um reality show e vamos ver uma novelinha. O Mion tem a possibilidade de trazer um público mais jovem, ele tem uma presença em rede social superforte e acertada [ só no Instagram são 17,1 milhões de seguidores], não só pelo número de seguidores, mas ele performa muito bem nas diferentes redes sociais. Ele pode renovar esse público da televisão aberta, dos sábados à tarde, do formato do programa de auditório, que não é associado ao público jovem”, pontua Cris Lobo, professora do curso de Cinema e Audiovisual da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

Relembre 6 momentos marcantes de Marcos Mion na Globo:

Na imagem colorida, um homem está posicionado no centro. Ele usa máscara e camiseta preta
***Marcos-mion-globo-momentos

Desde que foi contratado pela Globo, em agosto deste ano, Marcos Mion ganhou as redes sociais por transbordar felicidade em estar na emissora Reprodução

Na imagem colorida, um homem está posicionado no centro. Ele tem cabelos curtos e grisalhos e usa camiseta laranjada
Marcos-mion-globo-momentos (7)

Marcos Mion Reprodução

Na imagem colorida, um homem está posicionado no centro. Ele tem cabelos curtos e grisalhos e usa camiseta colorida. Ele segura um microfone
Marcos-mion-globo-momentos (4)

Marcos Mion Globo/Reprodução

Na imagem colorida, um homem está posicionado no centro. Ele usa máscara e camiseta preta
***Marcos-mion-globo-momentos

O primeiro meme, e mais icônico, surgiu logo após Mion receber o crachá da Globo. Uma foto postada por ele segurando a identificação fez tanto sucesso que pessoas passaram a reproduzir a pose para registrar conquistas Reprodução

Na imagem colorida, um homem está posicionado no centro. Ele tem cabelos curtos e grisalhos e usa camiseta preta
Marcos-mion-globo-momentos (8)

Ainda em êxtase, o ex-Record foi convidado a participar do Encontro, apresentado por Fátima Bernardes. Lá, derramou-se em lágrimas ao falar de sua trajetória e gratidão por estar na emissora Reprodução/ Globo

Na imagem colorida, um homem está posicionado no centro. Ele usa blusa amarela e está com as mãos sobre os labios segurando choro
***Marcos-mion-globo-momentos

Durante o programa Mais Você, de Ana Maria Braga, o comunicador se emocionou outra vez. “Eu vim para comer e já estou todo emocionado. É muito bom estar aqui, Ana”, declarou ele Reprodução/ Globo

Na imagem colorida, pessoas se aglomeram no centro da fotografia
***Marcos-mion-globo-momentos

Durante o café da manhã, Ana fez com que o ex-VJ da MTV chorasse de alegria ao receber mensagem dos filhos. A participação dele fez tanto sucesso que foi parar nos assuntos mais comentados no Twitter Reprodução/ Globo

Na imagem colorida, pessoas se aglomeram no centro da fotografia
***Marcos-mion-globo-momentos

Na transmissão do primeiro Caldeirão do Mion, o apresentador chorou ao ser homenageado pelos convidados. De acordo com o jornalista Leo Dias, a audiência da Globo no dia foi maior do que a de todos os canais de TV juntos João Cotta/Rede Globo/Divulgação

Na imagem colorida, um homem está posicionado no centro. Ele tem cabelos curtos e grisalhos e usa camiseta rosa
***Marcos-mion-globo-momentos

Marcos Mion Reprodução

Na imagem colorida, um homem está posicionado no centro. Ele tem cabelos curtos e grisalhos, usa camiseta rosa e segura um cartão nas mãos
Marcos-mion-globo-momentos (9)

E não para por aí: o apresentador participou pela primeira vez do Amigo Oculto do Fantástico. Na ocasião, relembrou sua chegada à emissora, presenteou Cauã Reymond e foi presenteado pelo artista Esse Menino Reprodução/ Globo

Na imagem colorida, um homem está posicionado no centro. Ele tem cabelos curtos e grisalhos e usa camiseta preta
Marcos-mion-globo-momentos (10)

Marcos Mion Rede Globo/Divulgação

0

Mas, mesmo com o tremendo sucesso, o apresentador segue renovando: resgatando os seus anos de MTV, onde apresentou o Piores Clipes do Mundo, programa de maior audiência da história do canal, Mion lançou o Caldeirola, quadro de entretenimento onde os participantes apresentam no palco suas diversas habilidades artísticas.

Mas o que causa tamanha aceitação de Mion por parte do público, considerando a debandada da TV aberta para as plataformas de streaming, inclusive de atores, e o desinteresse por programas com um mesmo roteiro?

“Ainda que só agora um quadro como Caldeirola tenha entrado no ar, fato é que Marcos Mion imprimiu seu estilo desde que estreou na Globo. O Caldeirão com Mion firmou-se como um programa de entretenimento rasgado, em substituição ao assistencialismo e às histórias tristes que davam o tom da era Luciano Huck. Com Marcos Mion, o Caldeirão resgatou a alegria que se espera do sábado à tarde, uma das faixas mais difíceis para a TV aberta atrair qualquer tipo de público, inclusive o mais jovem”, diz Fernando Morgado, professor de televisão e autor dos livros Comunicadores S.A. e Silvio Santos – A Trajetória do Mito.

Como Marcos Mion virou a principal estrela da Globo?

Pontuando que Mion “construiu uma carreira muito diversificada” com sua passagem pela MTV, Band e Record TV, onde apresentou o reality show A Fazenda, Morgado também lembrou da versatilidade do apresentador, feito que ele conquistou comandando os mais diversos tipos de atração:

“De fato, são muitos os saudosos da velha MTV Brasil, que deixou marcas profundas na história da televisão brasileira. Há, porém, um fator que considero ainda mais importante: a versatilidade do Marcos Mion. Dos toscos programas de humor que comandou na MTV ao sucesso com A Fazenda, Mion desenvolveu várias habilidades técnicas e teve contato com novas faixas de público, inclusive os adultos que não viram, por exemplo, o clássico Piores Clipes do Mundo. Essa combinação entre técnica e conquista de audiência é, agora, potencializada pela estrutura da TV Globo, levando o apresentador a alcançar resultados inéditos na sua carreira.”

Marcos Mion apresentou o Caldeirão de bermuda e chinelo
Sucesso na MTV

A professora Cris Lobo, inclusive, foi a responsável por contratar Mion para a MTV. Na época com 19 anos, ela conta que o apresentador era “apaixonado” pela televisão e não tinha intenção de apenas ler um texto pronto, mas sim de moldar o programa e participar de sua produção.

“Era um garoto, acho que o Mion tinha 19 anos. Muito jovem, com uma cara de mais garoto ainda. Ele fez um teste lá, era apaixonado. Ele foi para os Estados Unidos e tinha visto MTV lá, gostava muito de música, e foi fazer o teste. Uma coisa que tem até hoje no Mion é que ele realmente gosta de ser comunicador, gosta de TV”, afirma.

“Juntava tudo que eu precisava: ele sabia falar inglês, era muito carismático, gostava de música e queria muito ser apresentador. Foi muito fácil pra mim ele ser escolhido. Ele apresentou um dos programas de maior audiência da história da MTV, o Piores Clipes, que é esse quadro que o acompanha até hoje, que é ele brincando com os vídeos, mostrando detalhes. É uma observação do que é simples, isso misturado com humor, zoar sem ser desrespeitoso”, segue Cris.

A professora de televisão ainda afirma que se sente grata por contribuir com um nome como o de Marcos Mion para a televisão:“Ver uma coisa que foi uma experimentação de linguagem há 20 anos agora, em TV aberta, sendo consumida para uma audiência grande, prova que estávamos lá atrás no caminho certo. Eu acho que a gente precisa de figuras inspiradoras em todas as áreas, acho que o Mion pode ser uma figura dessa.”

Próximos passos de Mion na Globo

Os especialistas ainda comentaram sobre como será o futuro do apresentador na Globo, e ambos concordam: Marcos Mion ainda tem um longo caminho para trilhar na emissora. Fernando Morgado acredita que a Globo vai consolidar o Caldeirão antes de levar o pai de Romeu para outro programa, enquanto Cris pontua que a emissora deve trabalhar em renovar ainda mais seu sábado com a versatilidade de Marcos.

“Neste momento, acredito que o foco deva ser a consolidação do Caldeirão, já que a tal fase de transição acabou de terminar. Os atuais quadros devem continuar evoluindo e outros precisam ser criados a fim de manter a boa receptividade do público. Mas nada impede que, simultaneamente ao Caldeirão, Mion participe de projetos pontuais, como foi a cobertura do Lollapalooza, por exemplo. Creio que um reality show, que demanda muita energia para ser conduzido, só deva ser cogitado mais adiante”, alega Morgado.

“Eu acho que ele tem uma carreira longa na Globo. Ele se provou ali, em muito pouco tempo e em uma situação de pressão. Ele combina muito com a tendência de realidade, pode ser um reality show. Ele se expõe bastante, mais do que a média. Esse perfil de apresentador é muito rico, estão dando espaço pra ele. É um formato tradicional, mas que alguns diretores e apresentadores conseguem atualizar. Acho que, nesse caso, o Mion está colaborando para isso”, finaliza Lobo.

Quer ficar por dentro do mundo dos famosos e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesfamosos


Mais na seção Televisão

Nahim e Andreia
Televisão

Andreia e Nahim sofrem ameaças de morte após polêmica no Power Couple

Equipe que cuida das redes sociais do casal afirmou que Izaac Abreu, filho de Andreia, precisou de atendimento médico por conta das ameaças

Jéssica Ellen RED
Televisão

Após anunciar gravidez, Jéssica Ellen deixa elenco de novela da Globo

A atriz anunciou que espera o primeiro filho, fruto do relacionamento com o também ator Dan Ferreira, na segunda-feira (16/5)

Lívia Mendonça, ex-apresentadora da Record
Televisão

Âncora da Record teria sido demitida após reclamar de machismo

Segundo o Na Telinha, do UOL, Lívia Mendonça deixou a Record por causa do clima de estresse e machismo na emissora

Bel-Air
Televisão

Bel-Air: remake de Um Maluco no Pedaço atualiza a saga de Will

A produção, que foi sucesso no Brasil na tela do SBT, estreia nesta quarta (18/5) no Star+

Bel Moreira
Televisão

Vídeo: atriz de Poliana Moça revela namoro com mulher a Silvio Santos

Bel Moreira, de 22 anos, falou pela primeira vez sobre o relacionamento com Halana Lacerda no Programa Silvio Santos

Repórter Marcelo Moreira, da Band, conversa sem câmeras com Paulo Cupertino
Televisão

Repórter de Datena revela conversa com Cupertino: “Bandido perigoso”

Marcelo Moreira ficou frente a frente com suspeito de assassinar o ator Rafael Miguel após “enquadrá-lo” ao vivo na Band

marvel-she-hulk
Televisão

She-Hulk: série da Marvel Studios ganha trailer e data de lançamento

Além de Tatiana Maslany como She-Hulk, em dezembro também foi confirmado que Mark Ruffalo estará na série como o intérprete de Bruce Banner

Família Gil RED
Televisão

Prime Video anuncia data de estreia do documentário Em Casa com os Gil

A produção acompanha os bastidores da turnê que reúne todas as gerações do cantor baiano; a estreia no streaming acontece no dia 24 de junho

Pantanal
Televisão

Pantanal: briga de Irma e Madeleine tumultua vida de José Leôncio

A vida no Rio de Janeiro não está fácil para a família Novaes. As cenas vão ao ar na Globo a partir desta terça-feira (17/5)

power-couple-record
Televisão

Power Couple: saiba como será a Prova das Esposas nesta terça (17/5)

Programa terá dinâmica na qual os maridos precisarão escolher defeitos das esposas que elas negam a existência


Nahim e Andreia
Televisão

Andreia e Nahim sofrem ameaças de morte após polêmica no Power Couple

Jéssica Ellen RED
Televisão

Após anunciar gravidez, Jéssica Ellen deixa elenco de novela da Globo

Lívia Mendonça, ex-apresentadora da Record
Televisão

Âncora da Record teria sido demitida após reclamar de machismo

canja-de-galinha-na-panela-de-pressao-1-800×600
Receita

Aprenda a fazer essa receita de canja de galinha para os dias frios

Bolinho assado fit
Receita

Dieta: 6 receitas de petiscos fit fáceis para incluir no cardápio

sopa
Receita

Aprenda a receita da sopa quentinha de pimentão e tomate

Bel-Air
Televisão

Bel-Air: remake de Um Maluco no Pedaço atualiza a saga de Will

Bel Moreira
Televisão

Vídeo: atriz de Poliana Moça revela namoro com mulher a Silvio Santos

Repórter Marcelo Moreira, da Band, conversa sem câmeras com Paulo Cupertino
Televisão

Repórter de Datena revela conversa com Cupertino: “Bandido perigoso”

marvel-she-hulk
Televisão

She-Hulk: série da Marvel Studios ganha trailer e data de lançamento

Família Gil RED
Televisão

Prime Video anuncia data de estreia do documentário Em Casa com os Gil

Pantanal
Televisão

Pantanal: briga de Irma e Madeleine tumultua vida de José Leôncio

power-couple-record
Televisão

Power Couple: saiba como será a Prova das Esposas nesta terça (17/5)

Repórter Marco Matos é “atacado” por cachorro na RBS (afiliada da Globo)
Televisão

Vídeo. Repórter da Globo é “atacado” por cachorro em jornal ao vivo

Renato-Teixeira-Quim-Pantanal-9
Televisão

Pantanal: Renato Teixeira substitui filho na novela e emociona web

Vale Night
Televisão

Filme Vale Night, com Linn da Quebrada, estreia neste mês no Star+

Além da Ilusão e Grease
Televisão

Larissa Manoela “bad girl” em Além da Ilusão foi inspirada em Grease

Raul Gazolla e Juliana Paes
Televisão

Raul Gazolla revela que levou fora de Juliana Paes

Camilla Miguel
Televisão

Irmã de Rafael Miguel revela que não fala com ex do ator: “Segurança”

verdades secretas
Televisão

3ª temporada de Verdades Secretas será engavetada pela Rede Globo