Televisão

BBB21 está destruindo carreiras dos famosos. Ainda vale participar?

Perfil dos participantes do bbb21 (1)
Perfil dos participantes do bbb21 (1)

O sucesso do BBB20 fez muita gente mudar de opinião sobre o reality da Globo. Se antes, apenas anônimos pareciam dispostos a pagar o preço da superexposição, o desempenho de nomes como Manu Gavassi e Rafa Kalimann transformou o programa em um trampolim de oportunidades aos olhos dos famosos. Até mesmo Babu Santana e Bianca Andrade, que oscilaram na popularidade, saíram  melhor do que entraram, dando a falsa impressão de que quem topa ser confinado não tem nada ou pouco a perder. Um ledo engano, desfeito em 2021.

Na atual edição, praticamente todos os integrantes do chamado Camarote decepcionaram. A maioria não só está cada dia mais longe do prêmio, como acabou comprometendo bastante a carreira fora da casa. Karol Conká certamente foi a que mais se prejudicou.

A artista fez fotos e vídeos para serem postados ao longo dos 100 dias de programa, contratou músicos e foi para estúdio gravar um single que seria lançado durante a participação. O objetivo era otimizar sua exposição, mas deu tudo errado. Após ter sido cancelada por diversas razões, como impedir Lucas Penteado de sentar-se à mesa, manipular Arcrebiano e acordar Carla Diaz com gritos e dedo na cara, sua equipe suspendeu toda e qualquer ação de marketing. A estratégia tem sido minimizar os danos e controlar a fúria dos haters.

Projota, que entrou no programa com quase o dobro de seguidores de Karol, está em situação semelhante. Ele se aliou à cantora, caçoou de Lucas Penteado e interpretou, equivocadamente, vários recados da produção do programa, gerando revolta nas redes sociais. Para além das perdas financeiras, a família do artista tem recebido ataques e ameaças.

Entre empresários e gestores de imagem, é consenso de que a dupla dificilmente conseguirá reverter a impressão que deixou no confinamento.

O caso da Karol é mais complicado porque a gente já veio com uma expectativa muito grande. Esperávamos uma pessoa esclarecida, bem informada, articulada e nos deparamos com uma figura agressiva e cruel. A gente precisa lembrar que o BBB é assistido por 40 milhões de pessoas. É um volume muito grande de pessoas recebendo estímulos negativos dela, diariamente

Caio Braga, publicitário e especialista em branding
.

A avaliação do gestor de imagem Marcos Moraes, que agencia outros participantes do reality, incluindo o ex-brother Arcrebiano, vai na mesma linha. “Não consigo ver a reversão da imagem da Karol. Ela vai ser muito cancelada. Reconstruir a imagem que ela tinha antes é, se não impossível, um trabalho que levará muitos anos”, analisa.

Participantes do Camarote BBB21
Participantes do Camarote BBB21: foram cancelados ou não mostraram carisma

Apesar de ter deixado o BBB21 com 1,3 milhão de seguidores, pelo menos 300 mil a mais do que tinha quando foi anunciado no elenco, Nego Di também terá dificuldade de reposicionar sua marca. Aliás, o caso do humorista reforça uma lição fundamental para qualquer pessoa que deseje entrar no reality com uma carreira consolidada e um histórico questionável: é importante se preocupar não  só com a performance em frente às câmeras, mas também o que fez ou comentou no passado.

“Quando ele foi anunciado, as pessoas foram procurar o histórico dele para saber de quem se tratava. E se depararam com coisas muito questionáveis, como a piada com o Arlindo Cruz”, destaca Caio. Apesar disso, o publicitário acredita que o humorista tenha chances de se redimir. “Diferente da Karol, Nego Di não gerou muita expectativa. Então tudo vai depender do comportamento dele a partir de agora, aliado a algumas estratégias. O primeiro passo é se distanciar das redes sociais e admitir o erro”, sugere.

Vale a pena participar?

Enquanto Karol, Projota e Nego Di se tornaram os antagonistas da edição, o restante do grupo Camarote entrou na cota dos sem carisma. Se não mudarem de estratégias nas próximas semanas, podem ter pouco a ganhar com exposição, além de desgastarem suas imagens.

Camilla de Lucas, por exemplo, uma das grandes promessas da edição, ainda não conseguiu mostrar a personalidade engraçada e alto astral que cativou pelo menos 2,9 milhões de internautas antes do reality. Viih Tube e Pocah, que lideravam em popularidade na web, com 16 milhões e 11 milhões de seguidores, respectivamente, também correm sérios riscos de saírem com saldo negativo de fãs, apesar do crescimento tímido em followers.

bbb21 lucas
lucas bbb21 3

Lucas também teve uma passagem polêmica, mas foi tão massacrado que o público o acolheu Reprodução/Instagram

pocah dormindo bbb21

Pocah nem de longe lembra a funkeira alto astral que o público já conhecia reprodução

bbb21 fiuk

Fiuk passou as primeiras semanas ganhando haters e protagonizando memes Reprodução/Gshow

karol-conka bbb21

Karol é passou de muda do empoderamento para vilã das vilãs do BBB Reprodução/Gshow

Projota chora aniversário filha
Projota chora aniversário filha

Projota decepcionou os fãs e terá dificuldade de reposicionar sua carreira Reprodução/GloboPlay

Viih Tube e Gilberto
Viih Tube e Gilberto RED

Viih Tube não demonstrou carisma TV Globo/Reprodução

Carla Diaz
Carla Diaz

Carla Diaz

Caio e Rodolffo 3

Rodolffo TV Globo/Reprodução

Camilla de Lucas
Camilla de Lucas 3 RED

Camilla de Lucas TV Globo/Reprodução

0

Já Fiuk, que ostentava fama de galã dentro e fora da atração, também havia gravado um novo single para ser veiculado durante o BBB. Sua assessoria, no entanto, não encontrou o momento certo para lançar, uma vez que o filho de Fábio Júnior passou as primeiras semanas de confinamento perdido e protagonizando memes nada simpáticos.

Carla Diaz, outra figura bastante conhecida pelo público, só não se tornou invisível na edição por causa do desafeto que Karol e Lumena insistem em dispensar à ela.

Essa participação morna, no qual a maioria dos participantes se encontram, também é nociva à carreira. Para sair do BBB com contratos assinados e um fandom à la Manu Gavassi não basta se manter longe de tretas com os favoritos. É preciso se mostrar. E com autenticidade. “Programas como o BBB se sustentam na lógica da visibilidade. É um cenário em que não ser interceptado pelo olhar do outro é quase como não existir”, explica Issaf Karwahi, doutora e pesquisadora em Comunicação Digital na USP,

“E nessa confusão, há ainda outro imperativo: o da autenticidade. Não à toa, buscamos influenciadores autênticos nas redes. Porque autenticidade tem a ver com o nosso âmago, o nosso eu mais profundo, verdadeiro e genuíno. Quando pessoas são confinadas em uma casa vigiada por câmeras, o que se espera delas é a revelação do íntimo, do sujeito em seu estado mais verdadeiro”

Issaaf Karhawi, doutora e pesquisadora em Comunicação Digital na USP

Feitas as devidas considerações, Marcos Moraes ainda acredita que o programa possa ser uma forma rápida e eficiente de alavancar carreiras. Desde que os interessados sejam capazes de reconhecer suas fraquezas e potencialidades, para apresentar uma participação sólida. “O reality não é uma máquina de moer famosos, mas tem dinâmicas feitas para mostrar quem as pessoas são de verdade. Vale muito a pena, sim, entrar no BBB, mas é preciso preparo, reflexão e responsabilidade com os próprios”, conclui o empresário.


Mais na seção Televisão

Leônidas
Televisão

Além da Ilusão: descubra o destino de Leônidas no capítulo final

Trama de Alessandra Poggi substitui Nos Tempos do Imperador no horário das seis da Globo e está na reta final

Fátima-Bernardes-Encontro
Televisão

Globo prepara projeto secreto para Fátima Bernardes após Encontro

A emissora quer um programa semanal para a apresentadora, com estreia prevista para 2023

ivete sangalo
Televisão

Globo define futuro de Ivete Sangalo na nova programação

Emissora renovou o contrato com a cantora baiana, que seguirá como apresentadora de uma atração semanal

Lucinha Lins
Televisão

“Privilégio por estar na memória afetiva de muitos”, diz Lucinha Lins

Atriz fala sobre amadurecer, o casamento de 39 anos com Claudio Tovar e relembra a convivência com os Trapalhões e com Walter Avancini

foto-breno-silveira-diretor-cinema
Televisão

Globo muda programação para homenagear diretor Breno Silveira

Emissora vai transmitir o filme Os Dois Filhos de Francisco na madrugada deste domingo (15/5), logo após o Altas Horas

Sabrina Sato
Televisão

Sabrina Sato abre o jogo após ser substituída no Ilha Record

A apresentadora falou sobre a contratação de Mariana Rios para o lugar dela no reality show

Chico Pinheiro citando Emicida
Televisão

Após deixar a Globo, Chico Pinheiro pode assinar contrato com a Band

O jornalista trabalhou na emissora de 1989 a 1995. Atuou em diversas áreas no canal e chegou a ser premiado pela cobertura do caso Collor

Rodrigo Simas
Televisão

Veja por qual motivo Rodrigo Simas deixou a Globo após uma década

O ator pegou os fãs de surpresa ao anunciar que não renovará o contrato com a emissora

Sonia Abrão critica José Loreto no A Tarde É Sua
Televisão

Loreto foi machista ao negar affair com Gabi Martins, diz Sonia Abrão

Apresentadora da RedeTV! chamou de “deselegante” postura de ator da novela Pantanal sobre romance com cantora

José Luiz Datena e Luiz Bacci
Televisão

Bacci pede cabeça de delegada em SP e é criticado por Datena

Apresentador da Band defendeu Elisabete Sato, diretora do DHPP da Polícia Civil, de ataques de concorrente da Record


pera com especiarias
Receita

Pera com calda de especiarias: receita fácil rende sobremesa deliciosa

Leônidas
Televisão

Além da Ilusão: descubra o destino de Leônidas no capítulo final

Fátima-Bernardes-Encontro
Televisão

Globo prepara projeto secreto para Fátima Bernardes após Encontro

ivete sangalo
Televisão

Globo define futuro de Ivete Sangalo na nova programação

bolsonaro feira guara domingo brasilia 3
Política

“A punição foi um exagero”, diz Bolsonaro sobre Daniel Silveira

Lucinha Lins
Televisão

“Privilégio por estar na memória afetiva de muitos”, diz Lucinha Lins

camarao na moranga
Receita

Arrase no almoço de domingo com a receita de camarões na mini moranga

foto-breno-silveira-diretor-cinema
Televisão

Globo muda programação para homenagear diretor Breno Silveira

Sabrina Sato
Televisão

Sabrina Sato abre o jogo após ser substituída no Ilha Record

Chico Pinheiro citando Emicida
Televisão

Após deixar a Globo, Chico Pinheiro pode assinar contrato com a Band

Rodrigo Simas
Televisão

Veja por qual motivo Rodrigo Simas deixou a Globo após uma década

Chef serves dish at home dinner party
Receita

Receita cremosa: aprenda a fazer o risoto de figos com queijo de cabra

Sonia Abrão critica José Loreto no A Tarde É Sua
Televisão

Loreto foi machista ao negar affair com Gabi Martins, diz Sonia Abrão

José Luiz Datena e Luiz Bacci
Televisão

Bacci pede cabeça de delegada em SP e é criticado por Datena

Pantanal-Jove-Cavalo
Televisão

Pantanal: Jove supera trauma e José Leôncio descobre morte de Tião

jove e tadeu pantanal
Televisão

Jove revela segredo do Velho do Rio a Tadeu: “Viveu escondido”

Cesar Tralli e Karine Alves no Jornal Hoje
Televisão

Tralli tira selfie com colega estreante em encerramento do Jornal Hoje

Rodrigo Simas
Televisão

Rodrigo Simas anuncia saída da Globo após 10 anos: “Muito feliz”

Power-Couple-Adryana-Albert
Televisão

Vídeo: Adryana e Albert voltam da DR e geram discussão no Power Couple

Jesuíta Barbosa e João Guilherme
Televisão

“Jove real”, João Guilherme posa com Jesuíta Barbosa e oficializa meme