Encontro homenageia Pedro Paulo Rangel com aplausos: “Reconhecimento”

O ditado que diz que “é de aplaudir de pé” se encaixa na vida e obra de Pedro Paulo Rangel. O ator, que morreu nesta quarta-feira (21/12), por complicações de um enfisema pulmonar, aos 74 anos, foi homenageado com uma salva de palmas e uma série de depoimentos no Encontro.
“Acho que para um ator, toda vez que entrevistei um ator, ele falou sobre o aplauso como forma de maior reconhecimento. Então aqui em um improviso, vou pedir para vocês que a gente possa encerrar o programa de hoje, desta quarta-feira, com os aplausos, o reconhecimento que um grande ator como foi Pedro Paulo Rangel merece. Então vamos nessa?”, convidou Patrícia Poeta.

O ator morreu aos 74 anos em 21/12/2022

Pedro Paulo Rangel Reprodução
window._taboola = window._taboola || []; _taboola.push({ mode: "thumbnails-mid-gallery", container: "100-taboola-widget-1-photo-galley", placement: "100-Widget 1 photo galley", target_type: "mix" }); Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Pedro Paulo Rangel postou selfie no CTI Reprodução

Pedro Paulo Rangel Instagram/Reprodução
window._taboola = window._taboola || []; _taboola.push({ mode: "thumbnails-mid-gallery", container: "100-taboola-widget-2-photo-galley", placement: "100-Widget 2 photo galley", target_type: "mix" }); Publicidade do parceiro Metrópoles 2
Pedro Paulo Rangel em O Cravo e a Rosa
0A plateia logo atendeu o pedido e se colocou de pé para celebrar a vida e obra do ator. Um pouco antes do fim do programa, Patrícia e Manoel Soares conversaram com algumas pessoas do público sobre o ator.
Em conversa com um dos espectadores, Manoel falou sobre a alegria do artista. “Francisco, você gostava da alegria que ele trazia. Mas como assim? Você nem conhecia ele pessoalmente, de onde vem essa conexão de alegria?”, questionou.
O homem logo tratou de revelar que é noveleiro e sempre acompanhou a carreira de Rangel. “Assisti muita coisa com ele, acabou de reprisar a novela O Cravo e a Rosa, então lembro dele assim, pela comédia. Um ator comediante”, disse Francisco.
Mais homenagens a Pedro Paulo Rangel
O ator também recebeu homenagens especiais durante o programa Encontro, apresentado por Patrícia Poeta e Manoel Soares. Além dos apresentadores, artistas que dividiram cena com ele fizeram questão de reconhecer as qualidades de Pepê, como era chamado pelos amigos.
window._taboola = window._taboola || []; _taboola.push({ mode: "thumbnails-c-3x1", container: "taboola-mid-article", placement: "Mid Article", target_type: "mix" });Vanessa Gerbelli, que contracenou com ele em O Cravo e a Rosa, lembrou o tanto que pode aprender com o amigo. “Foi uma grande inspiração para mim. Era o meu primeiro trabalho na televisão e aprendi demais com ele. Observava ele e a Ana Lúcia Torre, então eles foram a minha escola ali”, lembrou.
A manhã no Encontro também contou com a participação de outros atores que contracenaram com ele em O Cravo e a Rosa. Du Moscovis, que fazia o protagonista Petruchio, comentou que tem inúmeras lembranças com o amigo.
“São inúmeras, muitas, e sempre muito potentes no sentido do aprendizado. Ele dizia que cada personagem está no rascunho, que a gente é sempre um esboço. Eu levo esse ensinamento para mim como ator e também na vida”, disse Moscovis.
Par romântico de Rangel na trama de Walcyr Carrasco, Suely Franco, a eterna Mimosa, também lembrou os bons momentos que viveu com ele. “Nós éramos muito amigos, de muitos anos. Lembro tanto de 1970, fazendo peça em São Paulo, ele me ensinando a dirigir, a gente se divertia muito. Ele era maravilhoso, um amigo inesquecível”, observou.
Ela ainda disse que espera que o amigo esteja “feliz lá em cima” e mostrou que acredita que ele vai encontrar com outros amigos, que também já morreram. “Ele merece essa felicidade. Meu amigo, a gente se encontra lá”, finalizou a atriz.