Os primeiros vírus otimizados para processadores Arm Apple M1 apareceram

Desde o lançamento dos primeiros computadores Mac nos processadores ARM M1 desenvolvimento próprio Apple (MacBook Air, Mac Mini e MacBook Pro) em novembro de 2020, muitos softwares populares tem suporte nativo de chips Apple Silicon. Os desenvolvedores de malware não estão muito atrás - como se viu, vírus "nativos" para computadores Mac com processadores ARM M1 já podem ser encontrados na "natureza selvagem".
O pesquisador independente de segurança da informação Patrick Wardle postou um longo post em seu blog sobre como ele procurou vírus "nativos" para o Apple Silicon e por que isso importa.
Empiricamente, o pesquisador conseguiu descobrir que pelo menos um vírus já havia se mudado para a nova plataforma. Estamos falando da expansão maliciosa do GoSearch22 para o Safari. É uma espécie de "software de publicidade comum, mas bastante insidioso Pirrit." Seu objetivo é exibir publicidade questionável, bem como acompanhar ilegalmente as visitas e atividades dos usuários. Em outras palavras, o GoSearch22 não é particularmente perigoso - existem vírus muito mais perigosos, por exemplo, criptografia.
Mas no caso do GoSearch22, o perigo é diferente. O primeiro foi descoberto em 27 de dezembro - ou seja, apenas algumas semanas após o lançamento de computadores Mac com processadores ARM M1. Um usuário entrou maliciosamente no banco de dados VirusTotal usando uma das ferramentas Objective-See. Ao mesmo tempo, o software recebeu uma assinatura "genuína" do desenvolvedor em novembro de 2020. Sim, depois da revelação do GoSearch22, todas as permissões foram revogadas, mas não ajudou os computadores infectados.
Este caso abre um precedente perigoso e levanta preocupações bem fundamentadas: mostra que os criadores de vírus não estão cochilando e capazes de adaptar seus desenvolvimentos à nova plataforma de hardware e software, e os desenvolvedores de antivírus estão claramente atrasados no desenvolvimento de ferramentas eficazes de proteção preventiva. Por outro lado, é reconfortante que o Mac OS, baseado em estatísticas, não esteja tão frequentemente exposto a sérios riscos de segurança e menos exposto a vários riscos devido à privacidade e controle da Apple.