Primeira olhada na nova interface do Android 12

No site, o XDA-Developers publicou várias supostas capturas de tela da interface da próxima versão chave do sistema operacional móvel Android sob o número de série 12. As imagens teriam sido tiradas de um "rascunho inicial" da documentação do Android 12 que o Google distribui para parceiros Android. As capturas de tela mostram uma nova interface de usuário, um novo indicador de privacidade (uma indicação de uma câmera/microfone ativado no canto superior direito da tela) e um widget de conversação. É importante estipular que a autenticidade dessas capturas de tela não está definitivamente confirmada, por isso vale a pena tratá-la com um grau de dúvida.
Se o vazamento ainda for verdadeiro, as alterações na interface do usuário incluem focar em cantos arredondados, reduzindo o número de configurações rápidas na barra de notificação compacta. Os desenvolvedores do Google também parecem estar usando um esquema de cores bege, que há rumores de fazer parte de um novo esquema de design nativo para a interface Android 12.
Além das alterações na interface do usuário, as capturas de tela mostram um novo indicador de privacidade semelhante ao que o iOS tem. Ele fica em uma linha de estado e alerta o indicador apropriado quando o aplicativo se volta para a câmera ou microfone. O XDA-Developers também informa que o Android 12 provavelmente expandirá suas configurações de privacidade com a capacidade de ligar/desligar totalmente a câmera e o microfone.
Outras capturas de tela mostram um novo widget de conversa para o Android 12. Ele exibe as últimas mensagens e chamadas, e os desenvolvedores do XDA dizem que este pode ser um "recurso obrigatório para todos os dispositivos Android 12".
O Google ainda não confirmou oficialmente qualquer alteração na interface do usuário ou novos recursos do Android 12, apenas prometeu simplificar o uso de lojas de aplicativos de terceiros na próxima versão de sua plataforma.
O Google geralmente anuncia a próxima versão do Android em março, mas no ano passado a empresa quebrou o ciclo usual e lançou a primeira versão beta do Android 11 para desenvolvedores em fevereiro. Provavelmente, desde o primeiro anúncio do Android 12 estamos separados apenas algumas semanas.