Receita

Aprenda a fazer as receitas que Lays apresentou na final do MasterChef

Lays-Fernandes-MasterChef
Lays-Fernandes-MasterChef

Mais uma edição do MasterChef Brasil, da Band, chegou ao fim nessa terça-feira (6/9). Desta vez, a final foi formada apenas por mulheres. Lays foi melhor avaliada e levou para casa o troféu da 9ª temporada do reality.

A cozinheira preparou um menu afetivo para a grande final e venceu a competição na disputa com Fernanda. A paulista resgatou “vivências, sabores e lembranças” de sua história para montar os três pratos (entrada, prato principal e sobremesa) e adicionou “pitadas” de referências da comida japonesa.

“Busquei incorporar perfis de sabores que me transportam para a minha infância com o objetivo de compartilhar a minha história com as pessoas que irão provar esses pratos. Também coloco ingredientes da cozinha japonesa, pela qual cultivo tanta admiração”, explicou ao site da Band.

Foto colorida de Lays Fernandes
Lays-Fernandes-MasterChef

Lays Fernandes é ganhadora do MasterChef Reprodução/Instagram

MasterChef Brasil Nona Temporada
MasterChef Brasil Nona Temporada

Ex-participantes da 9ª temporada Divulgação/ Band

window._taboola = window._taboola || []; _taboola.push({ mode: "thumbnails-mid-gallery", container: "27-taboola-widget-1-photo-galley", placement: "27-Widget 1 photo galley", target_type: "mix" }); Publicidade do parceiro Metrópoles 1
MasterChef Brasil Nona Temporada
MasterChef Brasil Nona Temporada

Fernanda e Lays na cozinha Divulgação/ Band

MasterChef Brasil Nona Temporada
MasterChef Brasil Nona Temporada

Erick Jacquin, Henrique Fogaça e Helena Rizzo Divulgação/ Band

window._taboola = window._taboola || []; _taboola.push({ mode: "thumbnails-mid-gallery", container: "27-taboola-widget-2-photo-galley", placement: "27-Widget 2 photo galley", target_type: "mix" }); Publicidade do parceiro Metrópoles 2
Foto colorida de Lays Fernandes
Lays-Fernandes-MasterChef

"Lá dentro do programa, a gente não está em um momento normal da vida. Essa insegurança é muito forte em mim. Quando sente medo, você fala com a voz mais trêmula mesmo e fica mais retraída. Eu morria de medo! Não é forçado, era um ambiente extremamente estressante e fiz o melhor que eu podia" Reprodução/Instagram

0

Confira os pratos campeões e saiba como fazê-los:

Entrada: vieira

“Inicio a degustação com um ingrediente que representa a minha família do coração: a família Vieira. Conheci o André, meu parceiro da vida, há 15 anos. Às vezes, é difícil explicar a nossa conexão com palavras, mas sinto que a gente se conhece de outras vidas”, justifica Lays sobre o prato.

Vieiras grelhadas com molho beurre blanc de dashi refrescante, óleo de cebolinha e crocante de arroz
Vieiras grelhadas com molho beurre blanc de dashi refrescante, óleo de cebolinha e crocante de arroz

Ingredientes 

50 g de katsuobushi (flocos de bonito) Shitake desidratado a gosto 1  cebola 30 g de kombu 1 1/2 litros de água filtrada

window._taboola = window._taboola || []; _taboola.push({ mode: "thumbnails-c-3x1", container: "taboola-mid-article", placement: "Mid Article", target_type: "mix" });

400 ml de dashi 20 g de creme de leite 200 g de manteiga gelada Óleo de cebolinha 20 g de cebolinha 120 g de óleo neutro Suco de gengibre e limão 50 ml de suco de gengibre 20 ml de suco de limão vinagre para sushi a gosto Açúcar a gosto

Brotinhos de beterraba a gosto 4  rabanetes fatiados 15 de vieiras pequenas Raspas de limão taiti a gosto Flores comestíveis a gosto Ovas de peixe (preta) a gosto Folha de arroz a gosto Brotinhos de agrião a gosto

Modo de preparo

Comece picando 200 g de manteiga e coloque na geladeira (precisa estar bem gelada para o beurre blanc).

Dashi: em uma panela com água filtrada, adicione a alga Kombu cortada em pedaços menores, a cebola cortada em quatro partes e espere quase ferver. Adicione os cogumelos e deixe em fogo médio por cerca de 20 minutos. Em seguida, adicione os flocos de bonito e deixe no fogo por mais 10 minutos (pode adicionar dashi em pó instantâneo para potencializar o sabor). Escorra o caldo e reserve.

Molho beurre blanc refrescante: separe 400 ml de dashi. Em seguida, adicione o creme de leite e reduza a mistura. Assim que o creme de leite encorpar, abaixe o fogo e, enquanto mexe, acrescente os cubos de manteiga gelada. Para o suco de gengibre, em outro recipiente, rale o gengibre e esprema o suco, adicione suco de limão, açúcar e água, e misture em fogo baixo até o açúcar dissolver. Em seguida, adicione o suco no molho beurre blanc aos poucos até obter o sabor desejado.

Óleo de cebolinha: coloque a cebolinha e o óleo de canola no liquidificador e bata até obter um óleo bem verde. Depois passe por uma peneira fina forrada com papel toalha ou pano limpo. Deixe escorrer na geladeira para evitar que mude de cor. Coloque o óleo filtrado dentro de uma bisnaga e reserve.

Vieiras: tempere as vieiras com sal e sele na frigideira quente muito rapidamente. Tome cuidado para não perder o ponto. Crocante de arroz: Recorte as folhas de arroz em retângulos e reserve para fritar em óleo quente um pouco antes de servir para evitar que fique molenga.

Montagem e finalização: posicione uma vieira grande ou três vieiras pequenas no meio do prato e coloque os rabanetes por cima, cobrindo apenas metade dela. Coloque as raspas de limão. Despeje um pouco do beurre blanc em volta da vieira e pingue com o óleo de cebolinha por cima. Posicione o crocante de arroz por cima do prato, sem tocar o molho, e decore como se fosse um jardim, com florzinhas e ovas de peixe.

Prato principal: comida de mentirinha

“Quando eu e meus irmãos éramos pequenos, nem sempre tínhamos o que comer no jantar. Apesar de a fome ser cruel, a criatividade e otimismo do nosso pai para enfrentar a vida nos salvou da realidade que, por vezes, era bem dolorosa. A gente gostava de brincar de restaurante. O nosso pai retirava os pedidos e pedia pra gente imaginar o que queríamos comer. (…) Apesar de ser um homem simples, nosso pai era muito culto e conhecia as coisas chiques da vida. Então, ele sempre ‘comia’ lagosta”, relatou a vencedora.

Lagosta confitada na manteiga com creme de cenoura, mini milho, cogumelos porcini e farofa de milho branco
Lagosta confitada na manteiga com creme de cenoura, mini milho, cogumelos porcini e farofa de milho branco

Ingredientes

tomilho a gosto 2  lagostas 200 gde manteiga sem sal 200 g de manteiga de garrafa 3 dentes de alho 3  cenouras 1 cabeça de alho tostado Açúcar mascavo a gosto Limão cravo a gosto Cominho a gosto Manteiga da lagosta a gosto Cebolete a gosto Farinha de milho branca a gosto Cogumelo porcini a gosto Minimilho a gosto Capuchinha a gosto Flor de sal a gosto Azedinha a gosto

Modo de preparo

Embrulhe a cabeça de alho com papel alumínio e adicione sal e tomilho. Coloque no forno a 200°C e deixe por cerca de 30 a 40 minutos. Aqueça água em uma panela grande para amolecer a manteiga de garrafa.

Manteiga de lagosta: corte a cabeça da lagosta ao meio e toste em uma panela quente. Adicione alho, tomilho e as manteigas e deixe em fogo baixo por, pelo menos, 30 minutos.

Lagosta: encha uma panela de água e aqueça até atingir 60°C. Adicione sal. Coloque uma colher entre a casca e a carne do rabo da lagosta para ajudar a cauda a ficar mais retinha. Coloque a cauda da lagosta na água quente, cozinhe por 10 minutos e transfira para um pote com gelo. Retire a casca da cauda da lagosta com cuidado para não machucar a carne. Separe o final do rabo e retire o intestino. Corte a cauda ao meio. Confite a lagosta na manteiga para finalizar a cocção (60°C).

Creme de cenoura: cozinhe as cenouras na água até que fiquem bem molinhas. Transfira um pouco da água do cozimento junto com as cenouras para um processador e junte a pasta do alho tostado, açúcar, cominho e suco de limão. Acrescente um pouco da manteiga de lagosta no final e bata mais um pouco.

Legumes salteados: em uma frigideira, acrescente um pouco de manteiga, azeite, alho e salteie o milho e o cogumelo torneado.

Farofa de milho: despeje um pouco da manteiga de lagosta em uma frigideira e doure levemente a farinha de milho. Adicione um pouco de sal.

Sobremesa: Sorvete da Lays

“Para finalizar o menu, um sorvete que mistura os sabores do Japão e Brasil, para abraçar a alma”, explicou.

Sorvete de missô com chocolate branco caramelizado, farofinha de castanhas brasileiras e gergelim preto torrado
Sorvete de missô com chocolate branco caramelizado, farofinha de castanhas brasileiras e gergelim preto torrado

Ingredientes

50 g de missô 250 ml de leite 250 ml de creme de leite 125 g de açúcar 125 gramas de gemas Cumaru (raspas) a gosto 250 g de chocolate branco 100 g de gergelim preto 100 g de castanha do Brasil 100 g de castanha de baru 100 gde castanha de caju Semente(s) de coentro a gosto Pimenta-do-reino a gosto Açúcar a gosto Sal a gosto Manteiga a gosto 1 limão siciliano Nitrogênio líquido a gosto Brotinhos de coentro a gosto

Modo de preparo

Chocolate caramelizado: leve o chocolate branco ao forno a 180ºC até que ele fique todo caramelizado. Retire do forno de tempo em tempo e misture para não queimar.

Creme inglês (base do sorvete): despeje o leite e o creme de leite em uma panela e leve ao fogo baixo com o cumaru até que comece a formar as primeiras bolhas. Em uma tigela, bata as gemas com o açúcar até obter um creme clarinho. Despeje o leite aos poucos dentro da mistura das gemas e açúcar. Transfira a mistura para uma panela e leve ao fogo baixo. Mexa com uma espátula constantemente até atingir ponto napê. Adicione o missô e o chocolate branco e misture bem. Leve ao ultracongelador por 5 minutos.

Sorvete: coloque a base do sorvete em uma batedeira. Adicione o nitrogênio líquido até virar sorvete.

Farofinha: toste e triture as castanhas no mixer. Leve à frigideira com manteiga e açúcar. Toste o gergelim e triture levemente, adicione na mistura e tempere com as sementes de coentro e pimenta moídos na hora.

Reprodução: Band


Mais na seção Receita

1bolo de chocolate
Receita

Sem sair da dieta: faça um bolo de chocolate “fit” com 3 ingredientes

Confira o passo a passo com o chef André Rochadel, e delicie-se com esse bolo supergostoso sem culpa!

Bolinho de Feijoada (1)
Receita

Receita brazuca: aprenda a fazer um delicioso bolinho de feijoada

Prato tradicional da nossa culinária e uma verdadeira delícia, aprenda a fazer esse fácil e suculento bolinho de feijoada

bolo de cenoura com cobertura de chocolate da confeitaria Paula Laryssa
Receita

Do fofinho ao fit: aprenda 5 receitas irresistíveis de bolo de cenoura

Aprenda receitas diferentes, saborosas e incríveis de bolo de cenoura para saborear no lanche da tarde ou da noite

Pão de abóbora
Receita

Fácil! Aprenda a fazer o pão de abóbora recheado do Mais Você

A apresentadora Ana Maria Braga ensinou como fazer pão de abóbora recheado no Mais Você desta segunda-feira (3/10); confira os ingredientes

Fácil! Ex-MasterChef ensina a fazer sorvete de Oreo com 3 ingredientes
Receita

Fácil! Ex-MasterChef ensina a fazer sorvete de Oreo com 3 ingredientes

André Rochadel, do Metrópoles, mostrou como elaborar a delícia gelada em preparo simples, confira!

peixe e camarão
Receita

Fácil! Prepare peixe ao molho de camarão para o almoço de domingo

A receita saborosa tem o modo de preparo simples. Confira!

chef-ensina-truque-para-preparar-sanduiche-bombado-do-tik-tok-confira-4
Receita

Aprenda a fazer um delicioso pão de pepperoni na air fryer

O prato é simples e pode ser feito rapidamente com ingredientes que você tem em casa. Experimente!

chef-ensina-truque-para-preparar-sanduiche-bombado-do-tik-tok-confira-2
Receita

Chef ensina truque para preparar sanduíche bombado do TikTok. Confira

Para o sanduba, é preciso fazer uma omelete, que será a base do prato. Veja o passo a passo com o chef André Rochadel

bolo de cenoura com cobertura de chocolate da confeitaria Paula Laryssa
Receita

De dar água na boca: faça receita de bolo de cenoura no liquidificador

Queridinho dos brasileiros, o doce é fácil de fazer e ideal para surpreender os convidados no café da tarde

Petit gateau de doce de leite
Receita

Faça o petit gateau do Mais Você com 4 ingredientes na air fryer

A apresentadora Ana Maria Braga ensinou como fazer petit gateau de doce de leite no Mais Você desta quarta-feira (29/9). Confira!


Deborah Albuquerque
Televisão

A Fazenda 14: saiba por que Deborah levou pena de pavão para a Roça

foto-rosiane-pinheiro-peoa-reality-a-fazenda-14-record-092022
Televisão

Rosiane é a terceira eliminada em votação recorde de A Fazenda 14

Vini Büttel peita Alex Gallate e empurra Thomaz Costa em A Fazenda 14
Televisão

A Fazenda 14: Vini cita processo contra Alex por acusação de homofobia

Kerline e Deolane
Televisão

Equipe diz se já processou Kerline por calúnia contra Deolane Bezerra

Bia-Miranda-Flamengo
Televisão

A Fazenda 14: Bia Miranda afirma que Shay a observou durante o banho

tiago-ramos
Televisão

Sem citar mãe de Neymar, Tiago pondera se ex torce por ele na Fazenda

Shayan-Punição-A-Fazenda14
Televisão

Shayan revela o que ouviu da produção de A Fazenda 14 e leva bronca

***Photo by Dira Paes in Rio
Televisão

Vídeo: aos prantos, filho de Dira Paes interrompe entrevista ao vivo

Jeffrey Dahmer
Televisão

Jornalista que entrevistou Dahmer diz por que assassino comia vítimas

Tiago Ramos em A Fazenda 14
Televisão

Fazenda 14. Tiago conta situação inusitada em escola: “Tirei a roupa”

Sonia Abrão e Tiago Ramos]
Televisão

Sonia Abrão critica A Fazenda 14 por não expulsar Tiago Ramos

Roberto Carlos
Televisão

Roberto Carlos regrava Evidências para a trilha sonora de Travessias

joe-biden-cupula-americas
Política

Joe Biden concede indulto a condenados por posse de maconha

THOMAZ COSTA_001_ANTONIO CHAHESTIAN (13)
Televisão

Após Lucas Santos, Thomaz levanta suspeita de Covid em A Fazenda 14

Neymar-Tiago-Ramos
Televisão

A Fazenda 14: Tiago Ramos abre o jogo sobre o ex-enteado Neymar

1bolo de chocolate
Receita

Sem sair da dieta: faça um bolo de chocolate “fit” com 3 ingredientes

Mar do Sertão
Televisão

Mar do Sertão: expulsa de casa, Deodora passará perrengues em pousada

Mar do Sertão
Televisão

Mar do Sertão: demitida por Laura, Xaviera irá sofrer em novo emprego

Cara e Coragem
Televisão

Cara e Coragem: Ítalo descobre que Clarice teve um caso com Gustavo

Tiago Ramos em A Fazenda
Televisão

A Fazenda 14: Tiago assume transtorno e admite que ia bater em Shay