Receita

As mais bombadas! Confira as 5 receitas de massa mais acessadas de 2020

carbonara
carbonara

Difícil encontrar quem não gosta de massas. Versáteis, saborosas, feitas dos mais diversos insumos e com os molhos mais variados, elas colorem as mesas dos brasileiros.

Pensando em garantir excelentes refeições, separamos as cinco receitas de massas mais acessadas de 2020. Há nhoque, lasanha, espaguete e até macarrão gratinado ao forno.

Se você perdeu alguma, essa é a chance de ficar por dentro. Confira e aproveite o final de semana para cozinhar algo delicioso.

Espaguete carbonara sem mistério com 5 ingredientes

Carbonara é um dos molhos mais clássicos, mas tem seus mistérios e dificuldades. Caso você siga as dicas dessa receita, vai conseguir um molho cremoso, saboroso e sem usar creme de leite. Confira.

Ingredientes para uma pessoa

– 100 g de massa longa (espaguete ou fettuccine) – 3 fatias de bacon, guanciale ou panceta – 4 gemas – 1 colher de sobremesa de pecorino ralado (caso não encontre, pode ser parmesão também) – 1 colher de sobremesa de grana padano ou parmesão ralado

Preparo

Cozinhe a massa em água com sal até que esteja antes de al dente. Enquanto a massa cozinha, corte o bacon em pedaços de dois dedos de largura e leve à frigideira em fogo baixo até que estejam crocantes. Separe metade deles para finalizar o prato.

Misture bem as gemas com os queijos, reserve. Na frigideira com gordura do bacon e metade dele já frito, coloque uma concha e meia da água de cocção do macarrão e a massa antes do ponto al dente. Deixe que finalize lá o cozimento. Quando estiver al dente, coloque meia concha da água de cocção e a mistura de queijos com gema.

Misture fora do fogo vigorosamente para emulsionar. Antes que ela esteja no ponto mais espesso, leve ao prato, os ovos continuarão coagulando com o próprio calor.  Coloque em um prato fundo, cubra com o bacon crocante e moa um pouco de pimenta do reino moída. Consuma imediatamente.

massa com linguiça
Massa longa com linguiça e legumes

Macarrão com legumes e linguiça rápido e prático

Prática, deliciosa e rápida de preparar, esta receita não vai sair mais do seu cotidiano. Veja a o passo a passo e aproveite!

Ingredientes

– 200g de massa longa – 250g de linguiça fresca sem pele – 1 alho poró – 2 dentes de alho em lâminas – 3 tomates italianos em cubos (sem pele e sem semente) – 1 berinjela pequena em cubos – 60ml de azeite de oliva – Salsinha picada – Sal e pimenta do reino preta a gosto

Preparo

Em uma panela aqueça metade do azeite e doure a linguiça sem a pele. Desfaça os grumos da linguiça em pedaços menores. Se preferir, doure-a inteira e depois pique em meia lua. Reserve. Na mesma panela, aqueça o restante do azeite e doure o alho poró em fatias finas. Em seguida adicione o alho e refogue por um minuto. Junte a berinjela picada e refogue bem. Por fim entre com os cubos de tomate, volte com a linguiça e deixe cozinhar por mais alguns minutos, em fogo alto.

Cozinhe a massa em abundante água fervente e salgada. Escorra dois minutos antes do tempo indicado na embalagem e junte ao molho. Finalize os dois minutos faltantes em fogo alto, adicionando uma ou duas conchas da água do cozimento, se necessário, e mexendo sempre. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto e finalize com a salsinha picada.

Receita cortesia de Barilla.

Nhoque-de-Abobora-com-Molho-de-Tomate-e-Manjericao

Nhoque de abóbora simples e caseiro

Que tal incrementar o tradicional nhoque com uma receita que ao invés de batatas, usa-se abóbora? Surpreenda-se com esta delícia.

Ingredientes

Massa – 500 g de abóbora assada e amassada – 1 xícara de farinha – 1/2 xícara de farinha de trigo integral – 1 ovo – 2 colheres de sopa de azeite – Sal a gosto

Molho – 10 tomates picados em cubos – 1 cebola pequena picada – 2 dentes de alho picados – 3 galhos de manjericão – Azeite – Sal a gosto – Pimenta-do-reino a gosto

Preparo

Massa Corte a abóbora ao meio, retire as sementes e embrulhe no papel-alumínio. Asse na temperatura de 250ºC por aproximadamente 30 minutos ou até ficar com a polpa bem molinha. Retire do forno, espere esfriar um pouco, retire a polpa e amasse. Adicione 2 colheres de azeite, misture as farinhas e o sal. Essa massa é mole, não pode ser trabalhada demais.

Misture até os ingredientes ficarem homogêneos. Abra a massa na bancada e faça rolinhos para cortar os nhoques. Cozinhe em água fervente com sal. Quando subirem para a superfície, é porque já estarão cozidos.

Molho Em uma panela, refogue a cebola e o alho em azeite. Coloque os tomates, a pimenta e o sal. Retire do fogo e adicione o manjericão. Adicione o nhoque já cozido e deixe apurar um pouco o molho.

Receita cortesia de Finna.

macarrão gratinado

Macarrão gratinado pronto em meia hora no forno

Receitas gratinadas no forno costumam ter algo em comum: a praticidade. Esta sugestão, de macarrão com ervilhas e tomilho é ótima e funciona bem tanto no almoço quanto no jantar. Confira:

Ingredientes

– 1/2 pacote de macarrão (dê preferência para penne ou farfalle)  (250 g) – 3 xícaras de leite integral – 1/2 xícara de queijo mozarela ralado – 1/2 xícara de ervilhas frescas – 1 colher de chá de sal – 1 pitada de noz-moscada – 1/2 colher de sopa de tomilho fresco – 1 caixinha de creme de leite – 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado

Preparo

Em um recipiente refratário, misture o macarrão, o leite, o queijo mozarela, as ervilhas, o sal, a noz-moscada e o tomilho. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno já aquecido a 180°C, preaquecido, por cerca de 20 minutos.

Retire o papel-alumínio, misture, e volte ao forno por mais 10 minutos. Retire do forno, acrescente o creme de leite, misture bem e finalize com o queijo parmesão. Sirva a seguir.

Receita cortesia de Nestlé.

Nhoque de mandioquinha
Nhoque de mandioquinha com carne seca

Nhoque de mandioquinha com carne seca

Nhoque já é uma delícia, agora imagine combinar o sabor da mandioquinha (ou batata baroa para muitos), com uma carne seca defumada? Pois com essa receita, que não leva farinha, é possível. Confira o passo a passo para servir duas porções:

Ingredientes para duas pessoas

– 500 g de mandioquinhas (batata baroa) descascadas – 3 gemas – 2 xícaras de carne seca desfiada – manteiga de garrafa a gosto – sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto

Preparo

A partir da água fervente, cozinhe as mandioquinhas até que um garfo as atravesse com facilidade, escorra e imediatamente passe por uma peneira. Ainda quente, misture com as gemas, tempere com sal, pimenta do reino e noz moscada. Cubra com um filme e coloque na geladeira até que fique gelado.

Retire da geladeira, abra a massa em cobrinhas e corte em pedaços de cerca de dois dedos. Em uma frigideira quente, coloque a manteiga de garrafa e doure os dois lados dos nhoques, depois acrescente a carne seca e deixe que esquente mais um pouco. Sirva imediatamente.


Mais na seção Receita

foto-copinhos-doce-mini-floresta-negra
Receita

Deliciosa: veja receita da floresta negra no copo com leite condensado

Prática, a receita é ideal para a família

Bolo-pizza de brownie
Receita

Aprenda a receita deliciosa e fácil do bolo-pizza de brownie

O bolo-pizza é um sucesso, especialmente entre as crianças. Confira a receita completa e se delicie junto da sua família!

Receita de quentão
Receita

Sextou! Saiba como fazer um quentão simples e saboroso

Confira uma receita de quentão simples para fazer em casa

Vários tipos de brigadeiros de colher
Receita

Brigadeiro no frio: aprenda a fazer o tradicional e o branco

A sobremesa mais fácil do mundo combina com baixas temperaturas

Bolinho de chocolate cremoso
Receita

Aprenda a fazer um bolinho de chocolate cremoso e fácil em 30 minutos

Que tal deliciosos bolinhos de chocolate para acompanhar o seu café? Confira!

espaguete com brie
Receita

Briespaguete: vença o frio com a receita cremosa de macarrão no queijo

Este prato impressiona pelo sabor e apresentação

caldo-verde-receita
Receita

O frio bateu? Veja como preparar um delicioso caldo verde

Receita de caldo verde é fácil e leva poucos ingredientes. Além de saboroso, o prato é perfeito para o almoço e jantar

chocolate quente
Receita

Chocolate quente para espantar o frio: aprenda a fazer a receita

Muito fácil de preparar, esta receita é cremosa na medida

canja-de-galinha-na-panela-de-pressao-1-800×600
Receita

Aprenda a fazer essa receita de canja de galinha para os dias frios

Prepare esta receita saborosa para se aquecer hoje, seja no almoço ou jantar

Bolinho assado fit
Receita

Dieta: 6 receitas de petiscos fit fáceis para incluir no cardápio

Saia da mesmice na dieta e aprenda receitas saudáveis e saborosas para diversificar os lanches durante o dia


Leônicas Além da Ilusão
Televisão

Além da Ilusão: Leônidas descobre todo o passado de Heloisa com Matias

Quanto Mais Vida Melhor
Televisão

Saiba quem vai morrer no final de Quanto Mais Vida Melhor

josé leôncio e madeleine
Televisão

Pantanal. José Leôncio encontra Madeleine após morte da loira: entenda

Vitor Kley
Televisão

Vitor Kley faz homenagem a ex famosa no Caldeirão: “É sobre saudade”

Primeiras imagens da quarta temporada de Stranger Things
Televisão

Último episódio da 4ª temporada de Stranger Things terá 2h30min

Vera Fischer
Televisão

Vera Fischer desabafa sobre luta contra as drogas e reabilitação

Stênio Garcia
Televisão

Stênio Garcia nega plástica e propõe trégua com Silvio de Abreu

Renata Vasconcellos e Tyn
Televisão

“Não cometi crime”, diz ex-jornalista Globo acusado de corrupção

Bel-Air, reboot de Um Maluco no Pedaço
Televisão

Bel-Air: 2ª temporada ganha previsão de estreia em novo teaser

Sílvio de Abreu
Televisão

Silvio de Abreu: plástica causou demissão de Stênio Garcia da Globo

stênio garcia
Televisão

Demitido da Globo, Stênio Garcia acusa Silvio de Abreu de perseguição

foto-copinhos-doce-mini-floresta-negra
Receita

Deliciosa: veja receita da floresta negra no copo com leite condensado

Mamma Bruschetta e Catia Fonseca no Melhor da Tarde
Televisão

Vacinada e curada do câncer, Mamma Bruschetta volta à TV após 2 anos

Elaine Bast
Televisão

Nova baixa na Globo! Elaine Bast pede demissão após 23 anos

Maísa Silva
Televisão

Maisa Silva deve apresentar programa da Globo em 2023. Saiba qual

Anderrupson pratica blackface no Jogo de Panelas, reality do Mais Você
Televisão

Blackface. Participante do Mais Você se desculpa: “Ana Maria já errou”

Paulo André Camilo PA P.A
Televisão

Paulo André é contratado pela Rede Globo e exercerá nova função

José Leôncio (Marcos Palmeira) e José Lucas de Nada (Irandhir Santos) em Pantanal
Televisão

Pantanal: filho bastardo de Zé Leôncio, José Lucas tem destino traçado

Leonardo é eliminado do No Limite
Televisão

Eliminado após enganar equipe, Leonardo pede vaga em No Limite gringo

William Bonner
Televisão

Globo se pronuncia sobre saída de William Bonner da emissora